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Perguntas Frequentes

  • CET - CUSTO EFETIVO TOTAL

    O que é CET?

    CET é a sigla adotada para Custo Efetivo Total. Por meio dele, você confere todos os custos envolvidos na operação de crédito ou de arrendamento mercantil.

    Em 06.12.2007 foi divulgada pelo Conselho Monetário Nacional a Resolução nº 3.517, que obriga as instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil a informar o custo total da operação, previamente à contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, expresso na forma de taxa percentual anual.

    De acordo com a Resolução 3.517 do Conselho Monetário Nacional o CET é composto por:

    • Juros: taxa da operação de Crédito (CDC); 
    • Encargos Financeiros: taxa da operação de Arrendamento Mercantil (Leasing);
    • Tributos;
    • Tarifas: cobradas na operação;
    • Registros: despesas com registros dos instrumentos contratuais e despesas de gravame;
    • Seguros: eventuais seguros contratados na operação;
    • Demais custos ou encargos envolvidos na operação.

    Qual é o objetivo do CET?

    O CET foi criado para proporcionar maior transparência e segurança na contratação de operações de crédito e/ou arrendamento mercantil, permitindo ao cliente comparar o preço do financiamento e/ou arrendamento mercantil entre as diferentes Instituições Financeiras.

    Qual é a diferença entre o CET e a taxa de juros?

    O CET é a composição de todas as taxas, tarifas, despesas e encargos envolvidos na operação de crédito ou arrendamento mercantil, incluindo a taxa de juros.

    Quando a Bradesco Financiamentos começou a informar CET?

    A Bradesco Financiamentos informa o CET aos seus clientes desde Março de 2008, conforme estabelecido na Resolução 3.517 do Conselho Monetário Nacional, através das simulações para operações de crédito e arrendamento mercantil.

    Onde você pode consultar o CET da operação?

    O CET já é informado antes mesmo da contratação da operação - no momento da simulação, e é também demonstrado na proposta de crédito e de arrendamento mercantil.

    O CET deve ser calculado para quais produtos da Bradesco Financiamentos?

    - CDC: Crédito Direto ao Consumidor
    - Leasing: Arrendamento Mercantil Financeiro
    - Outras operações de crédito que venham a ser oferecida aos clientes

    O que mudou?

    As instituições financeiras passarão a apresentar o CET de forma padronizada facilitando a compreensão do consumidor e proporcionando mais transparência em relação aos custos envolvidos na operação.

  • DOCUMENTO DO VEÍCULO

    Qual a diferença entre o CRV/DUT e CRLV?


    O CRV (Certificado de Registro do Veículo), mais conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), é o documento que certifica a propriedade do veículo e comprova que ele está cadastrado no DETRAN. É com este documento que se faz a transferência da propriedade do veículo.

    Já o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), é o documento de porte obrigatório para a condução do veículo no dia a dia para comprovar que o veículo está com o licenciamento regular.

    Clique para ver a imagem
    CRV/DUT
    CRLV

    Em que momento o CRV/DUT deve ser emitido?

    Para estar em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro, é necessário que toda a documentação do veículo esteja atualizada e regularizada até 30 dias após a compra, ou seja, assim que seu contrato de financiamento/arrendamento mercantil for assinado. Para isso, compareça ao DETRAN de sua região. Se não houver regularização no prazo, o órgão cobra uma multa, cujo valor varia de acordo com a região, e você acumula pontos na carteira de habilitação.

    Se você foi ao DETRAN e informaram sobre irregularidades que impeçam a realização do procedimento como, por exemplo, perda do documento ou rasura, contate nossa Central de Relacionamento pelo 4004-4433 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 722 4433 (demais localidades) - atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 14h30, exceto feriados nacionais.

    Em alguns casos, o documento é providenciado pela revenda ou concessionária onde você adquiriu seu veículo.

    O que fazer se a emissão do CRV/DUT ainda não foi realizada?

    A emissão deste documento é essencial para o processo de liberação do veículo. Se não for emitido, o gravame do seu veículo não será baixado e não será possível transferi-lo para seu nome ao término do contrato. Assim, se a emissão ainda não foi feita, vá até o DETRAN para solicitar o documento e informe à nossa Central de Relacionamento pelo 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais.


    Antes de transferir o documento do veículo para seu nome, certifique-se de que houve a baixa do gravame.

    Não estou com o CRV/DUT. Como proceder?

    Caso seu contrato tenha sido firmado até 01/04/2008, o CRV/DUT estará sob os cuidados da Bradesco Financiamentos. Para liberar o documento, contate a Central de Relacionamento.


    Nas operações realizadas a partir de 02/04/2008, o documento passou a ficar em posse do cliente desde o início do contrato. Se não encontrá-lo, verifique se está na loja onde você adquiriu o veículo. Caso não esteja, solicite a carta de autorização para emissão da 2ª via do documento em nossa Central de Relacionamento pelo 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais.

    Em nome de quem ficará o CRV/DUT durante a vigência do contrato?

    CONTRATO LEASING: o documento fica em nome da Bradesco Financiamentos arrendado a você ? que fica com o documento original, devendo guardá-lo e conservá-lo até o final do contrato na condição de fiel depositário, conforme descrito em seu contrato de arrendamento mercantil. Após o término do contrato, é necessário ir ao DETRAN para solicitar a transferência do documento para seu nome.

    CONTRATO CDC: o documento é emitido em seu nome, mas está alienado à Bradesco Financiamentos até o final do contrato. Após o término do contrato, é necessário ir ao DETRAN para solicitar a emissão de um documento sem alienação ou, ainda, transferir o veículo para outra pessoa.

  • MODALIDADES DE CRÉDITO

    O que é Leasing?

    O leasing é uma operação de crédito denominada Arrendamento Mercantil, no qual o cliente (arrendatário) escolhe o veículo que deseja usufruir. A Bradesco Financiamentos S.A. (arrendadora) adquire o bem escolhido e disponibiliza para usufruto do cliente durante a vigência do contrato. Ao final do contrato o cliente tem a opção de compra do bem que, pelo período de vigência do contrato é de propriedade do Banco.

    A vantagem adicional do Leasing é de não incidir o IOF, tornando o valor das parcelas mais atrativo.

    O que é CDC - Crédito Direto ao Consumidor?

    CDC é uma operação de crédito que está ligada ao financiamento para compra de seu veículo, novo e/ou usado. A garantia da operação dá-se pela alienação fiduciária do veículo ao Banco Bradesco Financiamentos S.A., ficando o cliente com a posse direta do bem e sendo seu fiel depositário. Uma vez liquidada a obrigação, o cliente passa a ter posse e usufruto total sobre o bem.

    Qual a diferença entre Leasing e CDC - Crédito Direto ao Consumidor?

    Leasing:
    É uma operação de arrendamento mercantil sem incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o veículo arrendado é de propriedade do Banco até o término do contrato.

    CDC - Crédito Direto ao Consumidor:
    É uma operação de financiamento com incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o veículo é dado como garantia e fica alienado ao Banco até o término do contrato.

    O que é VRG - Valor Residual Garantido?

    É o valor a pagar nas operações de Leasing/Arrendamento Mercantil, caso o cliente deseje adquirir o bem ao final do contrato. A forma de pagamento é definida entre as partes no ato da contratação, podendo ser paga antecipadamente (pago no início da operação), parcelamento mensal (diluído nas parcelas do contrato) ou ao final do contrato (pago ao final do contrato).

  • LIBERAÇÃO DO VEÍCULO APÓS A QUITAÇÃO DO CONTRATO

    Como é feita a desalienação do veículo ao final do contrato de CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?

    Após a quitação do contrato é necessário liberar o veículo (baixar o gravame), que está alienado. Este processo é feito de maneira automática, no prazo de 5 dias úteis, apartir da data de liquidação.

    A baixa automática apenas será realizada se, no decorrer do contrato, a transferência do CRV - Certificado de Registro do Veículo tenha sido feita para o nome do cliente e com alienação fiduciária ao Banco Bradesco Financiamentos S.A.

    Caso não tenha emitido o documento, é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos através dos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais, para obter maiores informações do procedimento.

    Após este período, o cliente deverá comparecer ao DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito) de sua região para emitir um novo documento (CRV - Certificado de Registro do Veículo) sem alienação.

    Atenção: Antes de emitir novo documento certifique-se de que houve a baixa do gravame

    Como preencher o instrumento de opção de compra?

    Acesse aqui o vídeo com as orientações para o preenchimento.

    Qual a finalidade do Instrumento Opção de compra para as operações de Leasing?

    O Instrumento Opção de Compra é usado somente em operações de Leasing e serve para solicitar, ao final do contrato, a transferência definitiva da propriedade do veículo para seu nome ou para um terceiro, uma vez que os documentos (CRLV e CRV/DUT) ficam em nome do banco e o cliente consta como arrendatário.

    A liberação do veículo é feita somente após a liquidação do contrato e entrega do CRV/DUT e doInstrumento Opção de Compra, desde que o veículo não apresente nenhum débito, como de IPVA, multas, etc.

    Como é feita a liberação do veículo após a quitação do contrato Leasing/Arrendamento Mercantil?

    Após a quitação do contrato, é necessário liberar o veículo (baixar o gravame). Esse processo é feito automaticamente três dias úteis a partir da data de liquidação do contrato. A baixa automática é realizada apenas se o CRV/DUT foi emitido no decorrer do contrato.


    Em um contrato de Leasing/Arrendamento Mercantil, você tem a posse do veículo, porém a documentação fica em nome do banco durante a vigência do contrato. Após a quitação, é necessário solicitar a transferência do veículo para seu nome ou de um terceiro. A liberação ocorre por meio do Instrumento de opção de compra, documento que deve ser preenchido e encaminhado com o CRV/DUT em branco, para a Bradesco Financiamentos.


    Após receber os documentos, a Bradesco Financiamentos tem até 10 dias úteis para conferir, preencher e enviar o CRV/DUT assinado. É importante lembrar que o CRV/DUT é enviado para o endereço indicado no Instrumento de opção de compra. O cliente deve comparecer ao DETRAN para formalizar a transferência do veículo com o documento em mãos.


    Atenção: Para contratos Leasing, a Baixa de Gravame será realizada apenas se a emissão do CRV/DUT tiver sido feita em nome da Bradesco Financiamentos arrendado ao cliente. Já para contratos CDC, a emissão precisa ter sido feita em nome do cliente arrendado a Bradesco Financiamentos.


     

    Qual a finalidade do Instrumento Opção de compra para as operações de Leasing?

    O Instrumento Opção de Compra é usado somente em operações de Leasing e serve para solicitar, ao final do contrato, a transferência definitiva da propriedade do veículo para seu nome ou para um terceiro, uma vez que os documentos (CRLV e CRV/DUT) ficam em nome do banco e o cliente consta como arrendatário.

    A liberação do veículo é feita somente após a liquidação do contrato e entrega do CRV/DUT e doInstrumento Opção de Compra, desde que o veículo não apresente nenhum débito, como de IPVA, multas, etc.

  • PAGAMENTO DE PARCELAS

    Paguei a mesma parcela duas vezes, como devo proceder?

    Para solicitar o reembolso, entre em contato com a Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos nos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais, e solicite a "carta de Solicitação de Reembolso".

    Como solução, serão oferecidas três opções:

    • Transferência do valor para a próxima parcela.
    • Reembolso na conta corrente do financiado;
    • Reembolso na conta corrente de terceiros (a carta deverá ser reconhecida firma por autenticidade).

  • SERVIÇOS

    O que é e como faço para Transferir a Dívida do meu Financiamento/Arrendamento?

    A Transferência de Dívida consiste em uma cessão de direitos e obrigações, isto é, um processo em que haverá a substituição do financiado (cedente) para um novo devedor (cessionário) que assumirá todas as obrigações do contrato, sendo que não poderá haver alteração nos dados financeiros do contrato ou conter pendências documentais.

    Para efetuar a transferência da dívida o atual proprietário do bem deverá estar com as parcelas em dia e o cessionário (comprador) deverá ter um cadastro com renda compatível, pois, será necessário realizar uma análise de crédito.

    Para obter instruções sobre o início do processo de transferência de dívida entre em contato com a Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos através dos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais.

    Após a análise do crédito o departamento responsável na Bradesco Financiamentos entrará em contato para informar a posição de seu crédito.

    Caso a proposta seja aprovada, para a continuidade do processo, será cobrada uma tarifa para realização da transferência da Dívida.

    A retirada do DUT poderá ser realizada pelo cedente ou pelo cessionário.

    Como efetuo a troca de garantia?

    A troca de garantia possibilita ao cliente da Bradesco Financiamentos, alterar a garantia do Financiamento ou Arrendamento Mercantil, antes do término do contrato, sem alterar os dados financeiros do contrato. Portanto, caso o veículo a ser alienado seja de valor superior ao que será substituído, a diferença deverá ser paga diretamente ao seu vendedor.

    Para a troca/substituição da garantia possui algumas regras do processo, confira abaixo:

    • A substituição está sujeita a análise de crédito;
    • Será cobrada a tarifa de troca/substituição da garantia;
    • Para veículos semi-novos e/ou usados, será necessário realizar vistoria do bem.

    Para obter instruções sobre o início do processo de troca/substituição de garantia, contate a Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos através dos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais.

    Como faço para solicitar cópia de contrato de Financiamento/ Arrendamento/Empréstimo?

    A solicitação pode ser realizada através do Fale Conosco no site ou através da Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos nos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais.

    Informações complementares:
    Para Pessoa Física a cópia do contrato poderá ser solicitada pelo financiado e encaminhada por e-mail, fax e correios.
    Para Pessoa Jurídica a cópia do contrato poderá ser solicitada apenas pelo representante da empresa que constar no cadastro da Bradesco Financiamentos e ser encaminhada somente via correio.

    Preciso sair do País com meu veículo financiado. Como devo proceder?

    Para sair do país com o veículo financiado é necessário solicitar a carta de autorização na Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos através dos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais, ou através do Fale Conosco no site da Bradesco Financiamentos.

    Para este procedimento será necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

    • CNH condutor;
    • DUT / CRV ou DUAL / CRLV (Documento do veículo);
    • Seguro Carta verde (Seguro obrigatório para automóveis matriculados no país de origem em viagem internacional no âmbito do Mercosul, poderá ser adquirido através de companhias de seguros);
    • Se caso o condutor for um terceiro: Será necessário encaminhar a carta de autorização do financiado com reconhecimento de firma por semelhança. O prazo para concessão da carta é de até 10 dias úteis.

    Como efetuar a renegociação/refinanciamento em escritório de cobrança?

    Caso sua dívida esteja sendo administrada por um escritório de cobrança, você deverá entrar em contato com o mesmo para saber o valor do débito e as formas de pagamento oferecidas para quitá-lo.

    Para saber o nome e telefone do escritório responsável pelo seu contrato, contate a Central de Relacionamento da Bradesco Financiamentos nos telefones 4004-4433 nas Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 722 4433 para Demais Localidades, atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14h30, aos sábados - exceto feriados nacionais.

  • CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

    O que é a Central de Relacionamento da Bradesco Financiamentos?

    A Bradesco Financiamentos possui Centrais de Relacionamento segmentadas por produto para melhor atender seus clientes. Escolha a mais adequada a sua necessidade e tenha sua solicitação atendida por telefone. Clique aqui para visualizar os números de telefone.

    O que é o SAC?

    O SAC - Serviço de Apoio ao Cliente, é um canal exclusivo para cancelamentos, reclamações e informações sobre nossos produtos e serviços. O SAC atende 24hs por dia, 7 dias por semana, através do número 0800 727 99 77.

    O que é a Ouvidoria?

    A ouvidoria tem como missão representar o interesse dos clientes, sempre que desejarem rever a solução dada pelos canais de atendimento ao cliente. Mas para facilitar a resolução do seu problema, ao entrar em contato com a Ouvidoria você precisará informar o número do protocolo fornecido pelo SAC - Serviço de Apoio ao Cliente. Caso não possua um protocolo solicitamos que entre em contato com o SAC através do 0800 727 99 77 (atendimento 24hs, 7 dias por semana) para registrar sua manifestação.

    A Ouvidoria atende das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira - exceto feriados nacionais, através do número 0800 727 99 33.

  • QUADRO DE TARIFAS

    Tarifas vigentes a partir de 01/08/2013

    Clique aqui para ver as tarifas

    Tarifas vedadas a partir de 25/11/2010

    Clique aqui para ver as tarifas

  • QUADRO TRIBUTÁRIO

    Quadro Tributário

    Clique aqui para ver os tributos

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